Indicações Terapeuticas / Transtornos Ansiosos



Os transtornos ansiosos são perturbações emocionais que afectam um grande número pessoas e que podem causar em casos extremos grandes limitações e sofrimento na vida de quem padece deste mal.

Dentro da categoria de perturbações de ansiedade as mais comuns são:

O transtorno de ansiedade generalizada, a síndrome do pânico, as fobias, a agorafobia, a Fobia Social, o transtorno de stress pós traumático, o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

A ansiedade é uma reacção normal, ou seja, perante um perigo iminente o organismo deve reagir a para que este possa se preparar para uma resposta de luta ou fuga. O que irá originar um aumento do ritmo cardíaco, uma contracção de vasos periféricos para que se concentre sangue em áreas vitais e um aumento da frequência respiratória. Portanto, todas estas reacções são normais e preparam o indivíduo para enfrentar um perigo iminente cansando-lhe sensações, desagradáveis de apreensão acompanhadas por várias sensações físicas.

Contudo, a ansiedade torna-se patologia ou desadaptada quando a reacção desencadeada pelo individuo é excessiva face ao estímulo, ou quando este reacção se desencadeia perante estímulos que não deveriam causar ansiedade, ou até mesmo quando esta reacção se desencadeia perante a ausência de estímulos desencadeados de ansiedade.



Em termos cerebrais e químicos verifica-se uma disfunção num dos seguintes neurotransmissores: a serotonina, a dopamina ou a noradrenalina, o que origina que estando o um destes neurotransmissores está em desequilíbrio vais desequilibrar os outros dois.

Salienta-se também que aliado a um transtorno ansioso vem muitas vezes um quadro depressivo e que em alguns casos poderão também estar associados vários comportamentos compulsivos que são utilizados como recurso para aliviar a ansiedade, sendo que alguns destes comportamentos poderão causar um grave transtornos a nível social, física, e emocional na vida do individuo.

Em contexto terapêutico o recurso à hipnose clínica permite que através de um método natural sem qualquer efeito secundário se provoque uma desaceleração das ondas cerebrais no paciente, permitindo que o cérebro se acalme e fique mais irrigado, aliviando os sintomas de ansiedade e trazendo-lhe paz e serenidade. E dotar também o paciente de novas respostas mais saudáveis aos estímulos do meio, à sua própria história pessoal e às suas emoções.

Para além disto a hipnose Clínica permite ao paciente não só tratar os sintomas mas também tratar a origem do sintoma.

Salienta-se também que hipnose clínica é uma terapia de curta duração quando comparada com os outros métodos terapêuticos disponíveis (muitas vezes as melhoras podem ser sentida a partir da segunda ou terceira sessão).